sábado, 26 de abril de 2014

Expectativas futuras da robótica

Alguns cientistas acreditam que os robôs serão capazes de se aproximarem a uma inteligência semelhante à humana na primeira metade do século 21. Mesmo antes destes níveis de inteligência teóricos serem obtidos, especula-se que os robôs podem começar a substituir os humanos em muitas carreiras com trabalho intensivos.
Alguns acreditam que estes robôs coletivamente podem formar um "proletariado robô", ou classe operária, que permitiria que os humanos ser preocupassem principalmente com o controle dos meios de produção (tais como os equipamentos de fazendas e indústrias), assim aproveitando os frutos dos trabalhos dos robôs.
A robótica provavelmente continuará sua expansão em escritórios e residências, substituindo aparelhos "não inteligentes" por seus equivalentes robóticos. Robôs domésticos capazes de realizar muitos trabalhos caseiros, descritos nas histórias de ficção científica e mostrados ao público nos anos 60, continuarão a ser aperfeiçoados.
Aparentemente existe um certo grau de convergência entre humanos e robôs. Alguns seres humanos já são ciborgues, com alguma parte do corpo ou mesmo partes do sistema nervoso substituídos por equivalentes artificiais, tais como o marcapasso. Em muitos casos a mesma tecnologia pode ser utilizada tanto na robótica quanto na medicina.


sábado, 19 de abril de 2014

Robótica

Faremos aqui um breve histórico sobre a robótica:
O conceito de robô vem desde a civilização Grega, onde surgiram os primeiros moldes de robôs, os quais eram com formatos de humanos ou animais. Naquela época a civilização não tinha a necessidade econômica para a existência do tal.
Documentos apontam que em 1495 já havia um modelo de “robô”. Era um cavaleiro mecânico que tinha a capacidade de mover braços e cabeça. Este foi desenvolvido por Leonardo da Vinci, que desenvolveu um dos primeiros robôs humanoides da história. Este através de muitos estudos, e investigações sobre a anatomia humana, foi capaz de desenvolver projetos de robôs, com mãos pernas, capazes de realizar simples movimentos de um ser humano.
Réplica do TAMBORILATOR de Leonardo da Vinci

O termo robótica se refere à utilização de robôs. E estes passaram a ser utilizados principalmente para automatizar as indústrias. Hoje em dia os robôs não procuram mais ter forma de humanos, não somente isso, mas sim substitui-los. Bem como em fábricas, onde com a industrialização e a modernização das tecnologias, os seres humanos em muitos casos são dispensáveis.



Robô Gladiador

Esse trimestre iremos realizar a competição do Robô Gladiador.
Com o robô, devemos fazer um oito de frente e também de ré, assim tendo realizado a prova mínima da iniciação tecnológica, além de dentro da competição ter como objetivo estourar a bexiga no robô do oponente, em uma batalha entre dois grupos, dentro de uma arena com as devidas dimensões.  

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Segundo trimestre - 2014

Mais um trimestre começou, e estamos confiantes. 
O grupo teve uma pequena alteração em relação ao trimestre passado. Agora contamos com as integrantes Letícia e Rafaella para abrilhantar ainda mais o G4.
Nesse trimestre a princípio teremos a competição do Eletroímã de Prego que ainda esta por terminar e também a do Robô Gladiador, que ao nosso ver será a competição mais interessante desse ano letivo. Fora essas competições teremos a Maratona de Férias, entre outras atividades proporcionadas a nós pelo professor Maurício Ruv Lemes.
Como de costume a questão de final de semana ficara sob responsabilidade dos integrantes Lucas e Otávio,  já Letícia e Rafaella cuidarão do blog.
As atividades de iniciação tecnológica como o Robô Gladiador serão desenvolvidas por todo o grupo, assim como o seu relatório.