segunda-feira, 1 de abril de 2013

Relatório - Ponte de Macarrão

1) Objetivo do Trabalho:


O objetivo do trabalho é construir uma ponte te macarrão, na qual a prova mínima é colocar a ponte sobre um vão de 15cm e fazer com que a mesma suporte a caixa e não caia em 10 segundos.
Esse trabalho, reforça ainda mais nosso conhecimento nos cálculos de força, entre outros, e nos dá uma mínima noção de engenharia, uma vez que na faculdade da mesma, é pedido um projeto semelhante.

2) Descrever os Materiais Utilizados na construção da ponte. (Todos os Materiais)


Duas unidades de jogo americano, tábua de carne para cortar o macarrão, copo de água de plástico, água, copinho de remédio, cola branca, saliva, palito de dente, papel toalha, tesoura, uma faca ou canivete, caneta marcador permanente, papel, lápis, régua, pincel de esmalte, espaguete n°8, além de um baldinho para por peso, bolinha de gude pra fazer o peso, barbante e também balança de precisão como será possível ver no passo 1 do item 3 do relatório.


3) Descreva em 8 passos a construção da ponte.


Passo 1:




Primeiramente, nós separamos todos os materiais necessários para sua construção, e nos organizamos para com a divisão de trabalho.








Nós cortamos todos os 20 filetes em 12 cm, ou seja, originou 40 filetes de espaguete de 12 cm cada.





Passo 2:




Após cortamos todos em 20 cm cada, cortamos agora cada um na sua proporção necessária. Sendo assim 4 filetes de 12 cm, 4 de 3cm, 5 de 4 cm, 16 de 5 cm, 8 de 6 cm, 4 de 9 cm, além de 4 de 6,75cm (que não consta na foto).




Passo 3:





Feito isso fora colado as partes necessárias, como a unção dos filetes de 12, 9, 6,75, 5 e 4 cm. Isso com o auxílio de água e papel toalha.




Passo 4:




Com uma caneta de marcador permanente, fizemos marcações com o auxilio de uma régua, nos pontos exatos onde será colado outras partes, como nos filetes de 17 cm, que se formou com a unção dos filetes de 12 cm, de 6,75 cm e de 9 cm.



Passo 5:




Nós fizemos então a base da ponte, onde estão colocados de acordo com a foto, em cima e em baixo os filete de agora 17 cm, e nas laterais até o centro os filetes de 3 e 4 cm, os quais foram fixados com cola.




Passo 6:




Os filetes de 5 cm, foram colocados a olho apenas na horizontal, mas que no decorrer da construção iremos alinhar corretamente. Foram colocados eles nas marcações centrais e as de 4,25 cm para a direita e esquerda.




Passo 7:




Os filetes de 6 cm, foram então colocados na diagonal de modo a fazer 4 triângulos na estrutura da ponte. Isso da uma sustentação maior para a ponte.





Passo 8:





Então colocamos os filetes de 9 cm na parte de cima, para dar equilíbrio e alinhar a ponte como citado anteriormente.







Por ultimo, colocamos as filetes de 4 cm que restaram de modo a unir as duas estruturas da ponte.





4) Desenhe ou fotografe o projeto final de sua ponte de forma detalhada. Indique as dimensões de todas as partes. 




5) Faça um histórico dos projetos desenvolvidos pelo seu grupo.



6) Qual a ponte mais importante de Taubaté? Justifique sua resposta.


A ponte mais importante de Taubaté é a ponte que passa por cima da Dutra, a qual liga a Av. Bandeirantes com a Av. Dom Pedro I, pois liga as duas partes de Taubaté, separadas pela Dutra. Liga à zona central de Taubaté a zona Sul da cidade.

7) Faça uma pesquisa: Escolha uma ponte real que de alguma forma marcou época com sua engenharia avançada. Desenhe ou cole uma foto da mesma no espaço abaixo e faça uma breve descrição física dessa ponte.



A ponte Golden Gate, liga São Francisco até Sausalito, é uma das pontes mais conhecidas dos EUA, atualmente, umas das 7 maravilhas do mundo moderno.
É uma ponte que tem uma estrutura grande. Onde há algumas partes enormes as quais são as que aguentam o peso, que é distribuída por toda a ponte através de cabos de aço, formando assim um “U” entre uma parte e outra da ponte.

8) Características da Ponte.



9) Cálculo das forças dos apoios:


Pesoponte+ Pesosuportado
Pp=11g
Ps= 573g
11 + 573
584
584/2

289

10) Para determinar o valor das Forças de apoio você utilizou duas condições. Quais são essas condições ? Justifique a utilização das mesmas.

Soma das forças = 0
ΣF=0
Soma dos momentos = 0
ΣM=0
Não pode transladar nem rotacionar.

11) O Resultado atingido por sua ponte foi o esperado? Justifique sua resposta.


Não, ainda não, pois o dia da competição ainda não chegou.
Mas esperávamos que a ponte conseguisse aguentar mais peso do que realmente conseguiu, mas mesmo assim ela consegue obter um fator razoável.

12) Qual a maior dificuldade do grupo para a construção da ponte? Justifique.


A maior dificuldade encontrada por nós foi deixar os filetes em pé em cima da base, pois na maioria das vezes ao coloca-lo ele logo cai de modo a termos de fazer várias e várias vezes o mesmo processo até obtermos sucesso. Um processo desgastante.

13) Neste local faça citação a pelo menos 5 conceitos físicos utilizados no projeto da ponte. Além da citação explique em que momento o conceito foi utilizado.


Gravidade: a força que puxa a ponte e o peso que a mesma suporta para baixo.
Peso: o peso tanto da ponte quanto do peso que ela suporta.
Pressão: existente no contato com o barbante e o macarrão, o qual esta unida ao peso que a mesma suportará.
Normal: exercida uma vez que a ponte esta em contato com a mesa.
Distribuição de forças: a estrutura distribui (ou deveria distribuir) o peso igualmente por toda a ponte.
Além da tração, onde é encontrada no barbante onde este segura a caixa que ira armazenar os pesos.

14) Conclusão Final.


O grupo com o trabalho se tornou mais grupo, o que é fundamental. Aprendemos como sempre mais conceitos físicos, ou melhor, reforçamos o nosso conhecimento. Aprendemos noções básicas de construção, a sermos mais pacientes, aumentamos nossos conhecimentos sobre as pontes de nossa própria cidade e ao redor do mundo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário